8 Dicas para o SketchUp!

postado em: 3D, Diversos | 0

Seu SketchUp está lento? Travando? Fechando sozinho? Ver uma mensagem de “Bug Splash” pode ser frustrante quando estamos atrasados com um projeto e infelizmente todos os softwares estão sujeitos à este travamento inesperado.

Mas não entre em pânico!

Vamos compartilhar algumas dicas e conhecimento que adquirimos com o passar dos anos. Então confira neste artigo dicas de como fazer Sketchup não travar e deixar mais rápido e leve.

1) O computador

Vamos começar pelo começo!
Ter um computador que possibilite o bom desempenho do software é essencial. Programas para projetos 3D e Renderização em geral trabalham utilizando o sistema de CPU (Processador) e GPU (Placa de vídeo). A maioria dos computadores atuais vão rodar o SketchUp muito bem! De qualquer modo, se você quiser produzir modelos grandes e complexos de um modo mais suave para garantir Sketchup não travar, atente-se para 3 itens do Hardware:

  1. Tenha um bom Processador
  2. Tenha uma boa Placa-de-vídeo
  3. Tenha memória RAM suficiente

CPU (Processador)

A maioria dos computadores (Windows) e MAC atuais, já vem com processador i5 ou i7. O “I” é de Intel e o número significa a geração. Com essas configurações você não terá problema em alcançar o desempenho máximo do SketchUp. Naturalmente, quanto mais novo for o processador, melhor!

GPU (Placa-de-vídeo)

A placa de vídeo importa, e muito! Tanto importa que na versão do SketchUp 2017 para a frente você só consegue rodar o software se tiver uma placa de vídeo OpenGL 3.0 para cima. As placas de vídeo têm ganhado cada vez mais notoriedade por trás das modelagens complexas, grandes projetos, vídeos e renderizações. Elas estão ficando tão rápidas que estão substituindo os processadores em renderizações em tempo real, como o V-Ray é capaz de fazer.

Por exemplo, uma boa placa de vídeo para Projetos3D são da série GeForce que é dividida em duas partes: Linha GT e a linha GTX.

NVIDIA GeForce GT: São placas de vídeo desenvolvidas para uso doméstico ou empresarial básico. Recomendada para filmes em alta resolução e recomendada também para jogos leves. Por ser uma placa com o custo bem baixo, é ideal para quem utiliza a placa de vídeo integrada do processador, fazendo com que o desempenho nas ações citadas acima seja maior.


NVIDIA GeForce GTX: A série de placa GTX é voltada para jogos, contém configurações mais robustas como processamento mais rápido, e maior quantidade de memória. Lembrando que na série GTX contém diversos modelos diferenciados. Desde modelos custo benefício até modelos caríssimos, contendo mais poder de fogo para gamers hardcore que prezam por gráficos excelentes.

Linha de placas de vídeo Quadro.

As placas de vídeo da série Quadro, é voltada para o seguimento profissional. Como edição de imagens, edição de vídeos em alta definição e não é uma placa recomendada para jogos. Essas placas são utilizadas por profissionais que trabalham com renderização, com aplicativos como SketchUp, AutoCad, Cinema 4D dentre outros aplicativos que exige bastante CUDA da VGA.

A maioria dos computadores e notebooks do mercado, mesmo aqueles que são vendidos como computadores de alto desempenho, não incluem a melhor placa de vídeo para projetos 3D. Não se preocupe com isso, pois embora não sejam as melhores para projetos 3D, em geral são SUFICIENTES para a maioria dos projetos.

Memória RAM

Um computador típico de 8 Gigas de memória RAM é suficiente para processar a maioria das necessidades do SketchUp. Com 16 Gigas você consegue uma altíssima performance (mais do que você vai precisar na maioria dos casos), portanto para o Sketchup não travar você pode viver com 8 Gigas de RAM em sua máquina.

Lembre-se que em geral o SketchUp trava por problema de uso ou por questões relacionadas ao computador, poucas vezes é o próprio software. Mas antes de sair comprando mais memória RAM, placa de vídeo ou um novíssimo computador, veja as seguintes dicas para seu Sketchup não travar e deixar mais rápido!

2) O SketchUp

O SketchUp está em constante aperfeiçoamento e um dos focos contínuos da equipe de desenvolvimento é o Desempenho. Em 2015 foi lançada a versão de 64 bits, com isso, os usuários Apple finalmente ganharam uma versão do produto que roda em seus Macs sem problemas, enquanto os usuários de Windows com máquinas modernas, puderam desfrutar do poder completo de seus computadores para modelar com o SketchUp Pro (as versões 32 bits apresentam limitação no uso de memória RAM e poder de processamento nos computadores com processadores mais modernos).

Desde então, a cada nova versão há significativas melhorias na velocidade e desempenho do software, portanto, a primeira dica é essa: Mantenha seu SketchUp sempre atualizado!

 3) A Organização do seu arquivo

É muito fácil projetar com o SketchUp e nenhum outro software 3D é tão intuitivo quanto ele. Justamente por isso, nesse momento de despertar a criatividade, alguns esquecem de planejar o projeto! Como assim?

Organização de Layers faz o SketchUp não travar

Assim como em todos os softwares de projeto é fundamental você ter uma estrutura de Layers bem definida, porém no SketchUp as Layers vão um pouquinho além do que em outros programas. Com o correto uso das Layers no SketchUp, você controla não apenas a visibilidade dos elementos, mas também o desempenho do software. Ou seja, você pode ter uma tonelada de detalhes e informações no seu modelo e ativar /desativar as coisas conforme sua necessidade.

Crie suas Layers e tenha como hábito manter ligada somente as essenciais para a atividade que você estiver executando no momento.
Por exemplo, se estiver trabalhando nas esquadrias do projeto, não há necessidade de manter ligado outras Layers como de Paisagismo, ou Documentação, não é mesmo?

Nota Adicional: Planeje seus Layers, pois é com essa organização que conseguimos desenvolver os documentos técnicos no Layout do SketchUp.
Não existe um padrão certo de organizar isso, você pode criar os seus próprios, mas uma dica para agilizar seu trabalho é criar um Template (ou modelo de documento) que já contenha todos os seus padrões.
Dicas Importante para trabalhar com Layers:
SEMPRE crie seus elementos no Layer 0, então torne-os grupo ou componentes e coloque esses grupos / componentes no respectivo Layer. Mesmo ao importar arquivos do 3D Warehouse, apague todas as Layers que vem junto com a geometria, jogue para o Layer 0 e então, mova aquele elemento para a Layer que desejar.

 

Opte por um Estilo Simples

Enquanto estiver projetando, você pode abrir mão de efeitos de sombreamento do SketchUp, Background complexos ou estilos customizados.

Opte pelos estilos padrão e desabilite as Sombras do seu modelo!

Você também pode se certificar de tirar tudo o que for desnecessário para a manipulação do seu arquivo.
Aqui vão algumas dicas de Estilos para seu Sketchup não travar e deixa-lo mais rápido:

Desabilite os itens marcados para limitar o quanto o SketchUp tem que processar para mostrar as linhas.

Desabilite a transparência dos materiais

Desabilite o céu e o Background se você se sentir confortável em projetar sem eles.

Claro, ao gerar suas imagens finais do projeto, você pode configurar o seu estilo sem nenhuma restrição!

Tenha uma Cena para Abrir o seu Arquivo

Para que seu arquivo abra mais rápido, sempre salve seu modelo em uma cena simples, com Layers apagados e as sombras desligadas. Você pode até criar uma Cena em seu modelo apenas para salvar o arquivo.

4) Atenção à Geometria

Cada linha é um vetor, uma definição matemática em um espaço 3D. E cada face é um plano criado a partir de um mínimo de 3 linhas. Sempre que algo for modificado no SketchUp, seja um posicionamento de câmera ou uma nova geometria, todos esses vetores e faces são recalculadas e apresentadas na tela do computador. Portanto, quanto menos linhas e faces, menos o seu modelo exigirá do seu computador.

Reduza seus Segmentos (ou Polígonos)

Procure oportunidades de usar o menor número de polígonos possíveis em curvas no seu modelo. Elementos criados com arcos, círculos e formas orgânicas devem ter suas geometrias sobre controle. Em particular, tente usar menos segmentos para detalhes menores, algo que não terá destaque no seu projeto ou que ficará longe da sua câmera.

Dica: Ao criar um arco ou círculo, você pode escolher a quantidade de segmentos da entidade. Enquanto as ferramentas Arco / Círculo / Polígono estiverem ativas, você pode alterar repetidamente a segmentação digitando o número de segmento desejado seguido de s, como 5s

Geometrias Ocultas

Você já baixou o que parecia ser um modelo simples do 3D Warehouse, mas aí o seu SketchUp começou a ficar lento?
Quando isso acontecer, ative todas as suas camadas e ative as geometrias ocultas (MenuàViewà Hideen Geometry) e em português (MenuàVisualizaçãoàGeometria Oculta). Em seguida, clique em Zoom Extents, para exibir todo o modelo. Na maioria das vezes, isso irá desenterrar objetos ocultos. Então comece a excluir as coisas, o que pode ser meio chato pra falar a verdade, mas vão fazer seu Sketchup não travar além de ficar mais rápido!

Atalho Zoom Extents= Shift+Z.

5) Limpe seu Arquivo do SketchUp

Toda vez que você usa uma textura ou componente, esses dados são armazenados no arquivo do SketchUp. Com base nisso, sugerimos sempre limpar “Purgar” o arquivo, o que ajudará a reduzir o tamanho dele.
Para limpar o arquivo todo de uma só vez, siga os seguintes passos:

1.Clique no menu “Window” ou “Janela” à “Model Info” ou “Informações do modelo”. Então abrirá a caixa de diálogo de informações do modelo.
2. Clique em “Statistics” ou “Estatísticas” à “Purge Unused.” ou “eliminar não usados”.

6) Caracteres Especiais

Não coloque caracteres especiais ($ % # / *& … etc) no nome das suas cenas do Sketchup! Isso inevitavelmente fará que cedo ou tarde o seu arquivo trave!

 7) Autosave

É contraditório isso, mas muitas vezes o SketchUp trava durante um AutoSave.

AutoSave é um recurso que os softwares utilizam para salvar um arquivo de backup caso o seu arquivo original corrompa ou o programa feche sem você ter salvo, assim o AutoSave cria uma cópia do seu progresso de 5 em 5 minutos (configuração nativa).

Mas por que às vezes o SketchUp trava no Autosave?

Por 2 razões:

1° Como o próprio nome já diz o AutoSave é um recurso executado de modo automático, por isso ocorre as vezes de você estar executando algum comando e o SketchUp parar de responder durante o processo de gravação do arquivo. Isso pode ser quase imperceptível para um arquivo pequeno, mas em um arquivo muito pesado o AutoSave pode demorar. Quando demora, o usuário clica diversas vezes na tela (às vezes sem saber que o SketchUp está fazendo o Backup ou, às vezes, por pressa mesmo) e isso cria uma sequência de informações acumuladas que leva ao travamento do software.

2° Outro caso é quando você está trabalhando com o arquivo diretamente na rede ou em Cloud, por exemplo no Google Drive, e há uma oscilação na conexão no momento do AutoSave.

Bom, o que você pode fazer para o SketchUp não travar neste caso?

Desabilitar o AutoSave, nunca é uma boa opção! Mas… você pode aumentar o tempo do AutoSave de 5min para 15min… 20min…. E ter paciência para esperar o término do AutoSave, sem ficar clicando na tela do SketchUp.

Porém, lembre-se que se você alterar o tempo do AutoSave ou mesmo desabilitá-lo, salve sempre seu Arquivo manualmente! Às vezes até mesmo com outro nome, para garantir um Backup.

Dica: Ok, meu SketchUp travou e eu não tinha salvo o arquivo. Como faço para recuperar o AutoSave?
Por padrão, o SketchUp salva os arquivos de backup com uma extensão.skb * na mesma pasta em que está localizado o arquivo que você estiver trabalhando. Para recuperar seu arquivo, faça uma cópia do arquivo *.skb e altere sua cópia de .skb para .skp.

Sempre antes de iniciar os trabalhos, é muito importante criar um primeiro Save.

8) Troque de Arquivo

Às vezes, temos que pular do barco e trocar de arquivo. Selecione todas as geometrias do seu arquivo (Cntrl+A) que estiver com problema, copie (Cntrl+C), abra um novo arquivo e cole o seu modelo (Cntrl+V).

Fonte: TOTALCAD

 

Esperamos que tenham gostado, façam bom uso das dicas e até a próxima!

 

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta