Investimento em tecnologia impulsionam sucesso da Costa Flores

postado em: ERP, Histórias de Sucesso | 0

A Costa Flores comemorou em 2017 os seus 25 anos de história, essa escrita através da dedicação e demonstrada na fabricação de móveis planejados sob medida.

A automatização dos processos e a incorporação de novos materiais e ferragens aos produtos aconteceu naturalmente, quando a empresa passou a investir em máquinas e equipamentos de ponta, visando padronizar e industrializar sua linha de produção. Tais mudanças garantiram mais agilidade nos prazos e facilidade na montagem e instalação.

História

Em outubro de 1992, Magali Costa Flores e César Eduardo Flores decidiram dar continuidade ao ofício do pai de Magali, e passaram a transformar a arte da família em um empreendimento de sucesso, passando a produzir móveis em compensados e folhas de madeira, trabalhando sob medida e seguindo o conceito e as necessidades da época.

Logo após, sempre atenta às tendências do setor moveleiro, mudou sua matéria-prima para o MDF (Medium Density Fiberboard), um material derivado principalmente do Pinus e reconhecido internacionalmente como matéria-prima ecológica por ser fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos.

Em 2004 passou a investir na automatização dos processos e a incorporação de novos materiais e ferragens aos produtos aconteceu naturalmente, quando a empresa passou a investir em máquinas e equipamentos de ponta, visando padronizar e industrializar sua linha de produção. Tais mudanças garantiram mais agilidade nos prazos e facilidade na montagem e instalação.

A necessidade de crescer e a visão de futuro dos proprietários permitiram que a empresa saísse na frente ao implantar em 2006 um software 3D para desenvolvimento de projetos. Posteriormente essa tecnologia deu lugar a outra ferramenta, desenvolvida para a empresa com bibliotecas exclusivas.

Parceria WPS

O pioneirismo em inovação fez da Costa Flores um empreendimento sólido no Vale do Paraíba. Em meados de 2009 a empresa decidiu implantar o Sistema de Gestão WPS, desenvolvido especificamente para a indústria moveleira.

Através do ERP – sistema com metodologias que capacitam as empresas do setor a conquistarem um aumento de produtividade – a empresa integrou todos os seus setores, como Administração, Desenvolvimento de Produtos, Projetos, Vendas, Planejamento, Produção e Montagem.

“A modernização, no entanto, nunca fez com que perdêssemos nosso foco principal: consolidarmo-nos como especialistas quando o assunto é oferecer, com padrões de acabamentos sempre atuais e de última geração, o que há de melhor em móveis planejados sob medida”, ressalta César Eduardo Flores, diretor comercial.

Em 2012 a mudança não foi só tecnológica, mas também física. A criação do showroom com uma área planejada nos mínimos detalhes de forma exclusiva, enquanto a área de produção é toda automatizada, com máquinas e equipamentos de precisão, mais ampla e dimensionada da melhor forma para atingir um resultado mais rápido e seguro na fabricação de seus móveis. O escritório – mais moderno e com maior capacidade – apresenta tecnologia e infraestrutura de alto nível, funcionando para atingir a melhor resposta em seu fluxo de trabalho.

Em 2013, a empresa novamente investiu em maquinários, adquirindo duas novas máquinas para o setor produtivo: a nova seccionadora, com tecnologia moderna com novos recursos que resultou ao setor ganho de produtividade; e o novo centro de bordo, máquina automática que possui acabamento mais preciso e rápido, gerando ao setor ganho de produtividade e qualidade no processo.

Em 2017, com uma equipe ampla e capacitada e um showroom completo e moderno, a Costa Flores comemorou os seus 25 anos. Foram ao menos 30 mil ambientes produzidos durante esse período, não atendendo somente famílias, mas também empresas. “Temos muita história pra contar, em questão de amadurecimento e experiências acumuladas. São. Inclusive, essas experiências boas e ruins, que nos ajudam a seguir em frente e buscar sempre o nosso melhor”, reforça Magali Costa Flores, diretora administrativa.

Informações retiradas da revista Costa Flores Magazine e do site da empresa.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta